No dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, confira a história de dez empreendedoras que se tornaram empresárias de sucesso.
Mais capacitadas e jovens. Esse é o perfil das mulheres empreendedoras brasileiras. De acordo com o Relatório Especial Empreendedorismo Feminino do Brasil, realizado pelo SEBRAE, as mulheres que empreendem tem maior escolaridade que os homens, uma média de dez anos de estudo, contra 8,5 deles. Ainda de acordo com o SEBRAE, elas foram responsáveis por 34% dos empreendimentos criados no Brasil em 2018.
No universo das contratações, um estudo do Instituto Rede Mulher Empreendedora mostrou que 60% das mulheres tocam o próprio negócio sozinhas. Quando contratam funcionários, 29% delas optam por colaboradores do gênero feminino.
Do universo da moda e serviços estéticos à comércio de alimentos, o Brasil é o sétimo colocado na proporção entre mulheres e homens empreendedores, dentre 49 nações pesquisadas, segundo o Sebrae. No dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, conheça dez mulheres que mandaram bem, e hoje são empresárias de sucesso.
Renata Marcolino – Mil e Uma Sapatilhas
Com dividas acumuladas, a fonoaudióloga Renata Marcolino precisou recorrer a outra alternativa de renda com o propósito de auxiliar o marido em um momento de dificuldade financeira. A então funcionaria pública decidiu apostar no comércio de sapatilhas populares para saldar a dívida da família. A criação do negócio começou com as revendas dos calçados dentro do porta mala do carro da fonoaudióloga que usava o veículo para ir até as casas de suas clientes.
Após a experiência, Renata continuou com a revenda durante dois meses e comercializou mais de mil pares de sapatilhas. Com o sucesso das vendas, ela apostou em montar um espaço físico. A inauguração aconteceu em 2015 no Tatuapé e 13 revendedoras faziam parte do time da marca. Nascia ali, a Mil e Uma Sapatilhas, marca que conta com mais de 150 unidades e faturamento previsto para 2019 de R$ 60 mi com a comercialização de sapatilhas populares é a única rede com produtos licenciados Disney com foco no público.
Danyelle Van Straten – Depyl Action
Danyelle Van Straten é o nome por trás da Depyl Action, franquia especializada em depilação e cuidados com o pelo. A marca tem 110 unidades em operação no Brasil e duas na Venezuela. A rede inaugurou este ano cinco novas unidades. A franquia nasceu em 1996, mas o negócio deu os primeiros passos na década de 1980, quando a família de Danyelle Van Straten descobriu uma receita caseira de cera de depilação. Associada a uma técnica, também criada pela família, a remoção de pelos ficava mais confortável. Inicialmente, Danyelle viajava o Brasil vendendo a cera em feiras.
Após a abertura da primeira unidade, a marca iniciou a expansão por meio do franchising. Hoje, oferece depilação com cera morna e à laser, luz pulsada, design de sobrancelhas, alongamento de cílios, aparo de pelos e coloração de cílios, da região íntima e de barba.
Com 23 anos de mercado, a Depyl Action atende quase 150 mil homens e mulheres por mês. Interessados em aderir ao negócio investem a partir de R$340 mil, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil e prazo de retorno estimado entre 24 e 48 meses. A lucratividade varia entre 10 e 15%.
Fernanda Quintanilha – Toutsie
Formada em Odontologia, Fernanda Quintanilha imprimiu na Toutsie a paixão que sempre teve pela gastronomia. Em viagens pelo mundo, sempre degustava pratos diferentes. E foi na França que a empreendedora conheceu um sanduíche diferente, feito de macaron e recheado de sorvete. Na época, ela identificou que não havia nada parecido no Brasil e viu uma oportunidade de empreender. Fernanda trocou o consultório pelos quiosques e foi vender o quitute. Até chegar à receita ideal do sorvete para controlar a temperatura e não derreter ao segurar, foram feitos testes ao longo de um ano. Os experimentos, com produtos de alto padrão, levaram a um equilíbrio entre diferentes sabores, texturas e temperaturas.
Para tornar o sanduíche ainda mais especial, Fernanda incluiu na mistura o Brownie americano. A receita deu tão certo que, hoje, Fernanda abriu três unidades da Toutsie no Rio de Janeiro e já conta com outras três operações franqueadas em São Paulo. O cliente que visita a loja pode escolher entre mais 2.600 sabores diferentes, misturando os ingredientes e personalizando os sanduíches.
Patrícia Corazza – UPVET
Aos 30 anos, a farmacêutica Patrícia Corazza mudou o rumo da carreira para ir atrás do seu sonho. Na época, Patrícia estudava para ser professora quando decidiu largar tudo e apostar na UPVET.
A farmacêutica inovou ao fugir das farmácias tradicionais e abrir uma farmácia de manipulação veterinária junto com o marido. Depois de um ano de estudo, a rede abriu as portas em março de 2007 em Maringá. “Não existia especialização. Compramos todos os livros que conseguimos e estudamos arduamente durante um ano”, comenta a empresária.
A UPVET abriu sua primeira franqueada no Rio de Janeiro, em 2011. Hoje, a rede possui 20 unidades pelo país. A rede que faturou R$ 12 milhões em 2018, e lançou em 2019 o novo modelo de negócios. Em parceria com a FreeFaro e com foco no comércio de produtos para estética dos pets, a UPVET Store, trabalho no modelo de quiosques de shopping e teve sua primeira unidade em Maringá, no Paraná, no início do ano.
Stephanie Perla – 189.
Com 22 anos, Stephanie Perla é a fundadora da 189., uma joalheria brasileira contemporânea. Stephanie é a primeira ourives do Brasil a confeccionar joias com a técnica Nunome Zougan, uma técnica milenar japonesa rara de fundição de metais. Além disso, a ourives fez especializações em técnicas de fundição, modelagem, cravação e textura na Europa.
Com duas coleções lançadas, Stephanie gosta de misturar o clássico das pedras e o bruto do metal para trazer visibilidade a causas pouco lembradas, com joias artesanais, o que faz com que cada peça seja única. A ourives pretende lançar a terceira coleção ainda este ano. Além de trabalhar com as peças pré-fabricadas de cada coleção, a ourives também faz joias personalizadas, que considera conceitos autorais e o estilo de cada cliente.
Charlene Moraes – Ótris Soluções Financeiras
Em 2006, aos 24 anos, com dois filhos pequenos e um aluguel para pagar, Charlene Moraes dividia seu dia entre estagiar em um escritório de advocacia, trabalhar como garçonete em uma balada durante a noite e aos finais de semana vender pastéis na feira. Com o sonho de empreender, Charlene enxergava no setor de vendas o nicho para ser dona do próprio negócio. Em 2008, trancou a faculdade de direito e saiu dos três empregos para trabalhar com crédito consignado. Em casa e viu sua renda aumentar em pouco tempo. Decidida a pegar mais experiência na área de recuperação de crédito, a empresária entrou, em 2012, no setor de vendas da empresa Ótris de recuperação de crédito, em Campinas.
Com poucos meses na função, Charlene reformulou os formatos das vendas e o atendimento da equipe, aumentando o numero de clientes. Depois disso, ela decidiu cursar administração e passou a assumir o cargo de supervisora e depois a gerência da empresa. Até que em 2017 foi convidada pelo dono da rede para ser diretora comercial da Ótris Soluções Financeiras no formato de franquias. Com a Ótris Charlene ajudou na recuperação de mais de R$ 5 milhões para PMEs e aposta na inclusão de mulheres no empreendedorismo como forma de equidade de gênero.
Poliana Ferraz – Super Estágios
Poliana Ferraz comanda a Super Estágios, primeira rede de franquias de estágios homologada pela ABF no país. Insatisfeita de participar de diversos estágios em Direito e exercer funções destinadas a uma secretária, como servir café e atender o telefone, ela criou, em 2009, um sistema online de cadastro que além de ajudar o estudante a ingressar no mercado de trabalho, realiza o acompanhamento do mesmo na empresa, garantindo que o período de estágio seja, para ambos os lados, uma experiência positiva. Desde a sua criação, a rede já conseguiu colocar mais de um milhão de pessoas no mercado de trabalho. O investimento inicial para uma franquia da Super Estágios é de R$ 120 mil, com uma previsão média de retorno em 18 meses e um faturamento médio de R$ 100 mil.
Sibele Vaz de Lima – Vazoli
A Vazoli nasceu em setembro de 2008, na cidade de Severínia/SP, atuando no ramo de empréstimos consignados e seguros em geral. A rede foi criada depois que Sibele e o marido, desempregados e com dívidas, tentava tocar o negócio de vendas de seguros que criaram enquanto ainda estavam empregados. Vendo a dificuldade de conseguir crédito com o nome sujo os dois buscaram formas de conseguir crédito e começaram a oferecer essas fórmulas nas unidades da Vazoli.
Em 2011, eles entraram para o mercado de franquias em 2011, recebeu por cinco anos consecutivos o selo de excelência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A franquia movimentou mais de R$400 milhões em 2018. Com mais de 90 cidades espalhadas por 20 estados brasileiros, a empresa tem como meta fechar o ano de 2019 com mais de 120 unidades.
Ana Hickmann – Instituto Ana Hickmann e MaisLaser
Ana Hickmann, além de apresentadora, modelo, mãe e esposa é também empresária de sucesso. A modelo é sócia da rede de escolas profissionalizantes, Instituto Ana Hickmann, que atua nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, com uma inovadora proposta pedagógica e educacional, oferecendo a possibilidade das pessoas aprenderem uma profissão que gerará renda às famílias, independentemente da idade, classe social e acadêmica.
Além disso, a apresentadora também é sócia da Mais Laser, rede de Clínicas de Depilação a Laser com as melhores e mais acessíveis soluções, aliadas a uma grande diversidade de tratamentos.
Sabrina Sato – Odonto Special
A atriz e apresentadora, Sabrina Sato, é sócia da Odonto Special, rede de clínicas odontológicas que oferece atendimentos avançados e completos, utilizando a mais alta tecnologia, com segurança, conforto e valores justos.
Fonte: Passo Avanti